terça-feira, 24 de abril de 2012

Adicionando propagandas com AdMob

Hoje iremos aprender passo a passo como colocar propagandas através do AdMob para monetizar nossos aplicativos. Visto que (principalmente no Brasil) tem bastante gente que não adquire aplicativos pagos, a solução é oferecer aplicativos de forma gratuita e inserir propagandas que ao serem clicadas geram retorno ao desenvolvedor.

Irei utilizar o game que estávamos produzindo para demonstração, mas o mesmo método pode ser utilizado para outros aplicativos. Há diferentes formas de utilizar o AdMob, mas a que irei mostrar aqui é a que considero mais simples e fácil de usar.


Primeiramente você deve ter uma conta no AdMob. Basta ir no site, procurar por Sign Up e usar sua conta Google para entrar. Depois ele irá pedir mais alguns dados simples (nome, endereço...) e exibirá a informação que sua conta foi criada. Clique no botão de "Monetizar seus sites movéis" (ou algo assim) e você será redirecionado a uma pagina para configurar os pagamentos que serão feitos a você. Acho que desenvolvedores no Brasil apenas tem a opção de usar o PayPal para receber os ganhos (se você não tem uma conta no PayPal crie-a agora), então coloque seu login do PayPal no cadastro e pronto. Agora já podemos criar os anúncios para o nosso aplicativo. Vá em Sites e aplicativos -> Adicionar site/aplicativo, selecione Aplicativo para Android, escrevas as informações como na imagem:



Após ter feito isso, baixe o SDK da AdMob que aparecerá na próxima página. Depois volte para página de Sites e aplicativos e verá que seu app foi adicionado a lista. Vá agora em Gerenciar Configurações do seu app:


Aqui você poderá definir qual tipo de propaganda aparecerá, em quais linguagens e etc. Mas o que mais importa é o ID do editor:


Esse será o ID que iremos colocar no nosso código, assim quando a propaganda for exibida estará associada a que acabamos de criar. Agora vamos implementar o AdMob no nosso aplicativo em si. Abra o SDK (arquivo .rar) que baixamos anteriormente e extraia o arquivo .jar (no caso GoogleAdMobAdsSdk-6.0.0.jar) para a pasta libs (no meu caso: workspace/Smash/libs) no projeto do nosso aplicativo (provavelmente essa pasta não existe ainda, então crie-a). Dê um refresh no eclipse e a nossa pasta aparecerá com o .jar lá. Agora basta ir no .jar, clicar com botão direito e ir em Build Path -> Add to Build Path:


Agora nosso projeto já está pronto para incluir a propaganda. Para incluir as propagandas basta ir no layout que você deseja incluir a propaganda e colocar o seguinte código na área que deseja colocar (lembre sempre de deixar espaço para a propaganda, ou seja, que não tenha outra view com um atributo fill_parent no lugar errado):


        <LinearLayout xmlns:ads="http://schemas.android.com/apk/lib/com.google.ads"
               android:layout_width="fill_parent"
               android:layout_height="wrap_content"
               android:orientation="vertical"
               android:gravity="right">

               <com.google.ads.AdView android:id="@+id/adView"
                        android:layout_width="wrap_content"
                        android:layout_height="wrap_content"
                        ads:adUnitId="XXXXXXXXXXXXXX"
                        ads:adSize="BANNER"
                        ads:loadAdOnCreate="true"/>

     </LinearLayout>

Lembre-se de colocar o seu Id do editor no campo ads:adUnitId, no meu caso ficaria ads:adUnitId="a14f969db82fac6". Agora precisamos modificar umas coisas no AndroidManifest:

    1. Adicione a seguinte activity dentro da tag application:

        <activity android:name="com.google.ads.AdActivity"
              android:configChanges="keyboard|keyboardHidden|orientation|screenLayout|uiMode|screenSize|smallestScreenSize"/>

Obs.: Se o target (API level) que você estiver desenvolvendo for menor que 13 (Android 3.2) haverá um erro no android:configChanges então tenha certeza que está desenvolvendo utilizando API >= 13.

    2. Adicione as seguintes permições de uso (após fechamento da tag application):

        <uses-permission android:name="android.permission.INTERNET"/>
        <uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_NETWORK_STATE"/>

Pronto! Agora tudo deve estar funcionando. Uma coisa que me deixou um pouco perdido é: como faço para retirar meus ganhos? Não tem como você pedir por pagamento, apenas associe sua conta do PayPal e os pagamentos serão realizados de forma automática seguindo esse padrão: no inicio de cada mês é enviado o pagamento (que demora cerca de 2 semanas para chegar no PayPal) referente ao mês ante-passado. Por exemplo: você teve um ganho de $100 em janeiro, então no inicio de março será enviado o pagamento para o PayPal e estará disponível para você mais ou menos no meio de março. É... demora desse jeito....

40 comentários:

Ricardo Gomes at 22 de junho de 2012 13:15 disse...

Interessante, agora queria saber de você caso eu queria desenvolver e monetizar um aplicativo da versao 2.2 (API level 8) como eu poderia resolver isso?

Gustavo Carvalho at 25 de junho de 2012 09:33 disse...

Basta desenvolve-lo utilizando o API 11 mas no AndroidManifest definir o minSdkVersion para 8 (ou menos) e deverá funcionar da mesma forma em aparelhos 2.2.

Sandro Ricardo at 2 de julho de 2012 20:42 disse...

sou iniciante na area de programacao para android, achei perfeito seu tutorial, mas so nao entendi como coloca-lo no layout das telas jogo, sendo que elas nao possuem xml.
obrigado desde ja
Sandro

Gustavo Carvalho at 3 de julho de 2012 08:14 disse...

Há duas formas de resolver isso:

No código java de sua activity, instanciar um LinearLayout e instanciar dentro deste o seu GameView e o Admob;
Mais simples, fazer um setContentView passando um id de xml e no xml conter o GameView desejado e o Admob. Pode ver em [1] como ficou o xml da tela inicial do smash. (Agora todo o codigo do site está atualizado suportando AdMob, como o app final).
[1] http://code.google.com/p/tutoriandroid-game-smash/source/browse/trunk/res/layout/title_layout.xml?r=5

Sandro Ricardo at 3 de julho de 2012 09:13 disse...

Perfeito!!!!!! valeu pela ajuda!!! agora deu certo!!!!
muito obrigado!!!
Por favor, continue postando coisas interessantes!!! rs
Abracos

Sandro Ricardo at 3 de julho de 2012 19:54 disse...

Infelizmente so nao consegui colocar na tela do jogo!! tentei acompanhar o que foi feito nas outras telas, mas nao deu certo, tem alguma procedimento diferente pra q eu consiga incluir na tela do jogo tambem?
Abraco

Gustavo Carvalho at 4 de julho de 2012 10:40 disse...

Estranho... o procedimento é o mesmo e a estrutura é bem parecida já que todos herdam de GameView. Se quiser me passa o projeto por e-mail que dou uma olhada.

웃 ڳÞẵώἤ at 4 de julho de 2012 20:44 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandro Ricardo at 6 de julho de 2012 09:36 disse...

Posso mandar o projetinho pro seu email pra que possa descobrir onde estou errando??
Aproveitando, vc manja de app inventor tb?? sabe se da pra colocar o admob em aplicativos feitos app inventor??
abracos

Gustavo Carvalho at 6 de julho de 2012 09:44 disse...

Claro, pode mandar. E não, nunca usei app inventor então não sei de muita coisa.

Anônimo at 3 de setembro de 2012 19:50 disse...

Oi Gustavo, Muito bom seus tutoriais. Cara queria saber quanto que a google paga pela monetização. Penso que deva ser algo tipo por tempo, ou no. de anúncios, ou no. de downloads. Você tem alguma idéia ? Valeu !!!!

Gustavo Carvalho at 5 de setembro de 2012 17:58 disse...

@Anônimo: Usando o AdMob você recebe por clique no anúncio. Não tem um preço fixo, depende do anúncio, país, usuário, aplicativo...

SGarcia at 17 de setembro de 2012 21:30 disse...

Boa noite Gustavo Carvalho

Para subir app para Google Play só pago 1 vez U$25 ?

Eu preciso ter 1 conta adSense para publicar no Google Play e usar admob ?

Tem como incluir o admob no app criado no APP INVENTOR ?

Desde já, grato e parabéns pelo site. Sucesso

Gustavo Carvalho at 19 de setembro de 2012 13:43 disse...

@SGarcia: Boa noite! Exatamente! Só paga uma vez os $25. Nesse exato momento não tenho certeza se precisa da conta do AdSense para publicar, mas acho que não, você só precisa da conta do AdSense se for vender usando o Google Play. Para usar o AdMob você só precisa criar uma conta no PayPal para receber o dinheiro. Quanto ao App Inventor eu não sei dizer, já que nunca usei nem estudei.

Waldeck at 13 de novembro de 2012 17:13 disse...

Caro Gustavo, ao criar conta no admod, o mesmo me pediu nome comercial e uma identicação para imposto! Dessa forma pergunto: Eu sou obrigado a ter empresa para ter conta e usar o admod nas minhas aplicações ? Preciso ser empresa para receber pagamentos pelos meus aplicativos feitos de forma autônoma e colocados no googlePlay ? Pagos ou com propaganda do ADMOD ?

André Luís Kunde at 30 de novembro de 2012 12:53 disse...

Boa tarde Gustavo!

Muito bom esse seu tutorial tambem!

Já tenho uma conta no admob e no paypal, mas fiquei com uma dúvida.
quando estou cadastrando meu app no site do admob, ele pede o endereço dele.
como eu faço isso? tenho que colocar ele no google play antes de cadastra no admob??

Gustavo Carvalho at 6 de dezembro de 2012 04:43 disse...

@Waldeck: Não tenho empresa e até agora recebo sem problema. Não lembro o que coloquei como nome comercial, mas creio que não importa muito. Até hoje não tive problemas com isso.

@André: Obrigado. =) Você não precisa colocar no Google Play antes, o que você precisa é apenas do futuro link, e ele pode ser obtido assim: https://play.google.com/store/apps/details?id=o.package.do.seu.app

Usando o package identificado no AndroidManifest.

Anônimo at 16 de dezembro de 2012 22:29 disse...

Esse codigo serve para um game sendo desenvolvido em as3 (Flash)

Gustavo Carvalho at 17 de dezembro de 2012 17:03 disse...

@Anônimo: Se for para Android, talvez...

Luis dorti at 19 de dezembro de 2012 10:01 disse...

Gostaria de saber qual arquivo devo editar do meu apk, eu fiz no Universo.mobi tem como editar mesmo assim?

Gustavo Carvalho at 19 de dezembro de 2012 12:26 disse...

@Luis: Se você recebeu o apk pronto, não há como editar.

Márcio Las at 18 de abril de 2013 20:08 disse...

Boa noite Gustavo! Gostei muito do tutorial, ajudou bastante. Parabéns! Surgiu uma dúvida e gostaria de saber se você tem como me ajudar!? Seguinte: no site do PayPal ele disponibiliza dois links, uma pessoa física e outro para pessoa jurídica. Pessoa física tem que informar o cartão e tudo mas, como se fosse para realizar compras já na pessoa jurídica, tem outras opções diferentes exclusivamente para cadastro de empresas. Neste momento mesmo que surgiu a dúvida, como me cadastrar no PayPal, pessoa física que disponibiliza um espaço para propagandas na APP Android que desenvolveu e disponibilizou no Play Store.

Ali Babá Esfihas Super Pizza at 3 de agosto de 2013 14:30 disse...

Boa Tarde. Eu tenho uma duvida. Já adicionei o meu admob ao meu aplicativo já faz 30 dias e está abrindo normalmente nele. No Admob em status me mostra que está inativo e não apareceu nenhuma movimentação. A mensagem que apareçe é : A Admob não recebeu nenhuma solicitação de anuncio do seu site. Estranho porque eu ativei a mediação de anuncio e lá no relatório apareçe no relatório a movimentação. O que eu estou fazendo de errado?

Anônimo at 7 de agosto de 2013 11:50 disse...

Olá Gustavo, muito bom o tutorial. Tenho só uma dúvida:
Caso eu queira fazer aquele esquema do usuário baixar o app de graça e ter que pagar para remover as propagandas, como eu faço?
Eu devo publicar o app como gratuito?

thiago agr at 11 de fevereiro de 2014 15:40 disse...

No site do Google AdMob ta com novo layout ....
como faço esses mesmos procedimentos no novo layout /?

nao consegui configurar meu paypal , eurl do pacote etc

Obg

Anônimo at 25 de fevereiro de 2014 20:37 disse...

Eu queria saber se há diferença no Netbeans? Se há como faria nele.

Anônimo at 8 de abril de 2014 13:06 disse...

Parabéns pelo ótimo trabalho ;)

Anônimo at 11 de julho de 2014 21:49 disse...

Mem mim add la no face preciso de.sua. ajuda que puder avisa a ele ta vlw

Anônimo at 3 de setembro de 2014 00:30 disse...

Boa Noite... Estou com um problema no meu arquivo Manifest.xml que não consegui resolver... Postei neste forum de java com um print do erro -> http://www.guj.com.br/27720-insercao-de-publicidade-do-admob-em-projeto-android

Se poder me dar uma força ai eu agradeço... Valewz...

Anônimo at 1 de outubro de 2014 17:42 disse...

boa tarde, gostaria de saber quantos cliques precisaria para começar a ganhar algo,
exemplo a cada 10 cliques 1 centavo

alan at 14 de janeiro de 2015 16:50 disse...

Ola eu me chamo Alan e eu já fiz de tudo pra por anuncio no meu APP mas não tive sucesso eu gostaria de saber se você pode colocar o anúncio da admob pra mim no meu APP
Me responda pelo meu email alanss.mesquita@gmail.com

Eduardo Sganderla at 19 de março de 2015 14:51 disse...

Para app desenvolvido em cordova. funciona da mesma forma?

Anônimo at 26 de junho de 2015 11:27 disse...

O AdMob funciona apenas para APP para Android?

Unknown at 9 de outubro de 2015 10:44 disse...

Bom dia
Realmente útil seu tutorial cara vlw
VC sabe o valor de cada download ? Pra mim ter uma noção de quanto vai demorar pra q eu receba meu pagamento

Kennymartins Martins at 9 de outubro de 2015 10:45 disse...

Bom dia
Realmente útil seu tutorial cara vlw
VC sabe o valor de cada download ? Pra mim ter uma noção de quanto vai demorar pra q eu receba meu pagamento

elaine helena at 2 de janeiro de 2016 17:45 disse...

Oi, queria saber se é possível colocar anúncios em aplicativo da mit app inventor?

elaine helena at 2 de janeiro de 2016 17:46 disse...

Oi, queria saber se é possível colocar anúncios em aplicativo da mit app inventor?

Anônimo at 1 de fevereiro de 2016 15:33 disse...

E se tipo eu quiser colocar um "remover anúncios" com forma de pagamento direto da Google play... Como eu faria?

Administrador at 8 de abril de 2016 17:11 disse...

AdMob é a única forma de monetizar com propagandas?

Administrador at 8 de abril de 2016 17:11 disse...

AdMob é a única forma de monetizar com propagandas?

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