terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Configurando o ambiente de desenvolvimento


Hoje ensinarei passo a passo como deixar seu pc prontinho para o desenvolvimento de aplicações do Android. Para isso usaremos o JDK (Java Development Kit), Eclipse, Android SDK e o Android Development Tools (ADT) Plugin para Eclipse. Tutorial baseado neste link  (utilize como referência em caso de dúvidas) em conjunto com experiências pessoais.


Primeiro de tudo você precisa ter o JDK instalado. Se não o tiver pode baixar neste link. A instalação dele é a mais simples possível (Next, next...) e também é instalado junto o JRE (necessário).

Agora vamos baixar o Android SDK nessa página. Se tiver usando Windows recomendo a versão .exe. No inicio da instalação é avisado que necessita do JDK, se por acaso indicar que não foi encontrado o JDK apenas clique em Voltar (Back) e Próximo (Next) novamente e deverá funcionar. Após instalar o SDK deverá ser aberto o SDK Manager, que é onde você baixará os APIs e algumas ferramentas:

Selecione os pacotes que quiser (recomendo a Tools, e os APIs 15, 11, 10, 7) e clique em Install X packages...

Agora vamos baixar o Eclipse que será nossa IDE de desenvolvimento. A versão mais nova (Indigo 3.7.x) não se dá muito bem com o Android, então recomendo baixar a versão Helios, do Eclipse Classic, que pode ser achada aqui. Você baixará um arquivo zipado. Apenas extraia a pasta eclipse para a raiz do seu HD (C:\ por exemplo) e pronto. Dentro desta pasta está o executável eclipse.exe que é o programa pronto para uso.

Vamos instalar o ADT: abra o eclipse, vá em Help -> Intall New Software... clique em Add..., digite "ADT Plugin" no campo Name e "https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/" no campo Location e clique em OK (se ocorrer algum erro tente o Location com http ao invés de https). Marque a opção Developer Tools (ou clique em Select All) e depois em Next (se a barra não andar, ou der algum erro, você pode baixar direto por aqui e ao invés de colocar o link em Location, clicar em Archive e selecionar o arquivo zipado).  A próxima tela mostra os itens que serão instalados. Apenas clique em Next, aceite os termos e clique em Next novamente. Poderá ser exibido um aviso pois os itens instalados não são "oficiais", apenas continue com o processo, e após instalado reinicie o Eclipse.

Agora só falta configurar o Eclipse com o caminho correto para o Android SDK. Ao iniciar o eclipse uma janela de configuração se abrirá. Selecione a ultima opção para usar o SDK já baixado e instalado e indique o caminho para ele. Se não for aberto uma janela de configuração assim que abrir o eclipse, vá em Window -> Preferences -> Android e coloque o caminho correto do SDK (normalmente C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk). 

Opcionalmente podemos configurar uma AVD (Android Virtual Device), que é um emulador de um Android para testar as aplicações. É opcional pois você pode testar diretamente em um aparelho Android, basta ir nas configurações do aparelho, na parte Aplicativos, marcar a opção para aceitar instalações de fontes desconhecidas (não-market) e na parte de Desenvolvimento marcar a opção USB Debug. Depois é só conectar no computador (se não for reconhecido pelo SO instale os drivers corretos), e rodar o projeto. Pessoalmente prefiro testar diretamente no aparelho físico, pois não tem a demora do emulador (que demora muito para iniciar), e você terá uma noção real de como ficará o aplicativo nas mãos e poderá fazer rotações, ligações, etc mais facilmente. Mas para configurar um AVD é bem simples: Window -> AVD Manager, clique em New... e especifique o nome, qual será a versão utilizada, o tamanho do cartão SD, da tela, entre outras configurações e clique em Create AVD. Agora você já tem seu AVD configurado, e pode inicializa-lo selecionando-o e clicando em Start.... Lembrando que você não precisa fechar e abrir o emulador toda fez que for testar alguma modificação no projeto, basta abrir o emulador uma vez e deixa-lo rodando durante o desenvolvimento do aplicativo.

Pronto, agora você tem um ambiente completo de desenvolvimento para Android. Para começar a programar seu primeiro aplicativo siga este tutorial.

4 comentários:

Andre AM at 26 de setembro de 2013 às 01:39 disse...

Gustavo boa noite!

O link para a versão Helios, do Eclipse Classic que está no post não se encontra mais disponível, pesquisei pelo site do eclipse e o novo link para essa versão é: http://archive.eclipse.org/eclipse/downloads/drops/R-3.6.2-201102101200/

Anônimo at 25 de outubro de 2013 às 18:24 disse...

É que faz muito tempo em que ele escreveu este tutorial, André.

Alexess at 23 de fevereiro de 2014 às 20:55 disse...

Olá, André. Vi que o tutorial é de 2 anos atrás, mas você ainda recomenda ficar com essa versão do Eclipse hoje?

uanderson at 19 de junho de 2014 às 12:42 disse...

Alguem tem todos esses arquivos para download que possa me mandar um link para poder baixar?

Postar um comentário

 
© 2011 Tutoriandroid | Recode by Ardhiansyam | Based on Android Developers Blog